O grupo Anonymous afirmou, na quinta-feira (19/01) ter derrubado o site do FBI, do Departamento de Justiça americano e do Universal Music Group. Os hackers afirmaram que os ataques foram protestos contra o fechamento do site de hospedagem de conteúdo Megaupload.
Na noite de quinta-feira, o FBI fechou o Megaupload e prendeu seus fundadores e empregados acusados de participarem de um esquema de violação de direitos autorais. De acordo com o júri americano que liberou a ordem, o grupo lesou os detentores de direitos autorais em US$ 500 milhões. Além das prisões, foram apreendidos 18 domínios associados à marca, reportou a imprensa internacional.
Logo após o fechamento do site, os Anonymous afirmaram, por meio de sua conta oficial no Twitter, terem realizados ataques aos sites do FBI, Departamento de Justiça americano e do Universal Music Group, mas não mostraram nenhuma prova, como costumam fazer em situações como esta.
“O governo tirou o #Megaupload do ar? 15 minutos mais tarde o #Anonymous derruba sites do governo e de gravadoras. #Esperempornós”, dizia uma, entre as várias mensagens postadas.
O fechamento do site vem em um momento em que a comunidade ligada à internet e senadores americanos debatem sobre duas leis antipirataria, a Pipa e a Sopa, que tramitam no Congresso dos Estados Unidos. As empresas e sites de internet afirmam que a legislação acabaria com a liberdade de expressão, enquanto os governantes afirmam que é necessário preservar os direitos autorais dos conteúdos compartilhados.
0 comentários:
Postar um comentário