O Google aderiu à manifestação contra a Sopa e a Pipa nos primeiros minutos da quarta-feira (18/01), dia escolhido pelas empresas de internet para mostrar às autoridades governamentais que são contra qualquer forma de controle do conteúdo disponível na web. O mote é “acabe com a pirataria, não com a liberdade”. A Wikipedia, assim como prometido, também encerrou suas atividades por 24 horas, indicando uma mensagem de luto em seu site.
Quando entra no site do buscador, o internauta encontra uma faixa preta sobre a marca do Google. Assim que vi a imagem, pensei que era por luto e que algum de seus fundadores havia morrido. Quando cliquei em cima do desenho, apareceu o aviso de que milhares de norte-americanos se opunham à Sopa e à Pipa, que seriam uma forma de censura à internet e teriam, como consequência, a redução do crescimento do País, que já sobre com as consequências da crise internacional.
A Wikipedia, por sua vez, relembra o usuário que, por dez anos, milhões de horas foram gastas para criar a maior enciclopédia da história humana. “Para sensibilizar sobre o que está acontecendo, fechamos nossas atividades por 24 horas”, informou. A entidade traz a uma reflexão: imagine o mundo sem conhecimento livre.
Quando clica no logo lacrado do Google, o leitor é direcionado a uma carta de repúdio aos projetos de lei que tramitam nos Estados Unidos. Ao lado do texto, um aviso de erro de servidor, ou Server Error, indica ao leitor um link para que ele reclame dos problemas de instabilidade no site. O link, claro, o leva a um abaixo assinado contra as votações.
Leia o comunicado:
“Dois projetos que estão no Congresso, conhecimentos como o Protect IP Act (Ato de Proteção ao IP, ou Pipa) e o Stop Online Piracy Act (Ato para o fim da pirataria online, ou Sopa) irá censurar a web e impor regulações prejudiciais aos negócios norte-americanos. Milhões de usuários da internet e empreendedores já se opõem à Sopa e à Pipa.
O senado começará a votar no dia 4 de janeiro. Por favor, deixe que eles saibam como você se sente. Assine a petição exigindo que o Congresso vote NÃO para a Pipa e para a Sopa antes que seja muito tarde”
O Google traz diversas informações sobre o polemico caso e cita, ainda 67 empresas que são contrárias ao movimento – entre elas, Wikipedia, Yahoo!, Zynga, Eset,eBay, entre outros. Veja aqui a lista.
0 comentários:
Postar um comentário